Sessão de arte-terapia


A Direção Geral das Artes (DGARTES) está a apoiar durante o ano de 2021 dezanove projetos artísticos, no âmbito do Programa de Arte e Saúde Mental. Este programa visa a criação de sinergias, através das artes, que contribuam para a superação dos desafios que a área da saúde mental em Portugal enfrenta atualmente. Um dos projetos escolhidos é hospedado pelo Prisma. Todos os primeiros domingos do mês, a Prisma dirige a OFICINA de ARTE.

OFICINA de ARTE convida artistas e pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, dependência ou qualquer outro problema de saúde mental a participarem nestas sessões gratuitas monitoradas por um arte-terapeuta.

O objetivo destas sessões é utilizar a arte-terapia como forma de inclusão social: estimular o olhar criativo, a curiosidade, cultivar a imaginação, educar em questões de cultura e sustentabilidade no combate à discriminação e aos estigmas associados à área da saúde mental. O Prisma desenvolveu estas sessões adaptando-as às necessidades dos usuários – oferecendo materiais de desenho, escultura e escrita, para que os participantes possam exercitar o subconsciente sem um filtro. OFICINA de ARTE está a proporcionar a todos os membros tempo, cuidado, treino, lazer e conforto.

Os objetivos do projeto são:

  • Oferecer sessões gratuitas de terapia de arte para os membros da associação Prisma.
  • Oferecer materiais gratuitos para que os participantes possam criar sem limitações.
  • Oferecer um espaço para educar no sentido da arte e da criação.
  • Incentivo ao intercâmbio cultural.
  • Sessão de encerramento da OFICINA de ARTE com apresentação final com todos os participantes convidados.

A sessão de arteterapia em si não tem custos para os participantes – todos os materiais são fornecidos. Para participar numa sessão, é necessário ser membro da associação. Sendo que existe a possível se tornar membro no dia da sessão de arte-terapia. A adesão à associação para o ano de 2021 custa 5 euros.

Para participar da sessão, inscreva-se em prismaestudiolx@gmail.com.