29 setembro – 3 outubro
Vernissage quinta-feira 29 September – 6pm feat. @ph49907 (DJ Set)
Conhece artistas visuais da faculdade de Belas Artes a partir de 29 de Setembro no Prisma!
Três artistas emergentes de Belas Artes vão expor os seus trabalhos no Prisma.
As esquadrias de metal recicladas de Teresa articulam a indagação exploratória do conteúdo deixando um espaço negativo para reflexão.
No trabalho de Francisca, encontramos a ponte entre o conceitual e o material, onde a artista suspende vermes bidimensionais coloridos numa instalação independente que ocupa o centro do espaço. Metamorfoseando-se da linha minuciosa e mais suave para o corpo e material de apresentação das suas gravuras.
Mafalda, que tem uma linguagem eruptiva quase fauvista, usa cores primárias arrojadas e evoca alusões pós-impressionistas a Gauguin através de um simples toque gráfico.
Eventos desta semana
- QUI (29 Set) / 18h00 – 23h00 / Vernissage feat. ph49907 (DJ Set)*
- SEX (30 Set) / 18h00 – 23h00 / Open mic convida Batalha do Free*
- SAB (01 Set) / 15h00 – 17h00 / Life Drawing Drop In (Entrada 10 EUR)
- SAB (01 Out) / 19h00 – 23h00 / Antematterz e Gabrre – Ao Vivo Demais (Entrada 4 EUR)
- SEG (03 Out) / 17h00 – 20h00 / Exposição*
* Evento gratuito para todos os membros. Quota anual de membro 3 EUR
ARTISTAS
Teresa Oliveira
Teresa Oliveira (2001) vive e trabalha no Barreiro e em Lisboa, Portugal. Frequenta atualmente o último ano da licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
A prática artística de Teresa Oliveira centra-se numa reflexão acerca do espaço, do objeto e do espaço no objeto. Desenvolvendo um projeto essencialmente tridimensional, a sua obra incide maioritariamente sobre questões formais, prendendo-se pelo diálogo e relação entre texturas, materiais e matérias, opacidades e formas. Surgindo muitas vezes do experimental, interessa-lhe que a obra transmita essa sua essência de tentativa e erro, de construção e desconstrução.
Embora dê claramente primazia a uma linguagem mais minimal, existe uma adição de elementos aleatórios que funcionam como que um aprofundar de uma dimensão mais orgânica e por vezes caótica, misturando o arquitetónico com o imprevisível, o regular com o irregular.
Mafalda Soares
Mafalda Negas Camalhão Calçada Soares frequentou o Externato João Alberto Faria, onde estudou Artes Visuais. Durante o seu percurso, Mafalda participou no festival de arte “It’s Happening” em 2018, apresentou a sua primeira exposição a solo na galeria InBloom em 2019, participou numa mostra colectiva na The Holy Art Gallery em Londres, 2021 e mais recentemente, também numa exposição colectiva, no Pátio Nº2.
Neste momento Mafalda está matriculada no 3º ano da licenciatura em pintura na FBAUL.
Francisca Lafuente
Francisca, artista visual de Lisboa. As suas obras, exploram natureza abstracta e expressiva, processo plástico de decomposição, fragmentação de fotografias e apropriação das cores presentes nelas.