Skip to content
Prisma Estúdio Lisboa














Sidebar
  • Português
  • English
  • Sobre Prisma
  • Compromisso Anti-Discriminação
  • Sessão de arte-terapia
  • Cronologia
  • Contacto & Mapa
  • Loja de Arte
    • Minha Compras
    • Minha Conta
    • Finalização da compra

Depois de Morrer // Julia Brito


Este fim de semana o Prisma recebe a performance Depois de Morrer de Julia Brito, num discurso entre a morte e a imaginação.

Bilhetes: 8 € (preço geral)
Reservas: teatro.depoisdemorrer@gmail.com

Sinopse: E se eu morrer? E se eu morresse hoje? E se eu morresse amanhã, o que é que eu faria hoje?
Depois de Morrer é um espetáculo em que a Morte é o ponto de partida para olharmos para a Vida. O que eu transformo na minha vida observando – e vivendo – a minha própria morte?
Se para a Neurociência, “imaginar é quase praticar”, que potenciais mudanças esta experiência desperta?


Apresentação 1 // 13.11. – 6 pm – 10 pm
Apresentação 2 // 14.11. – 6 pm – 10 pm

*** Portas abertas: 18:00 – Apresentação 19:00 ***


• • • Depois de Morrer • • •

Depois de Morrer é um espetáculo no qual a Morte é o ponto de partida para olharmos para a Vida. Um dia, Luísa acorda e percebe que está morta. É a possibilidade de um recomeço, de olhar com urgência para a própria vida.

Apesar de existirem outras interpretações sobre o conceito de morte além do sentido biológico, a morte, ao menos para o corpo físico, é um processo irreversível. A partir do conceito de algo imutável, o espetáculo Depois de Morrer tem o seu ponto de partida.Para Montaigne, “filosofar é aprender a morrer”. Para o filósofo francês, quanto mais pensarmos na morte, mais estaremos acostumados a esse acontecimento, de tal forma que, de tanto pensarmos nela, chegará um ponto em que sentiremos que a morte é inevitável e nos tornaremos livres. Já Espinoza, em seu livro “Ética”, propõe que “não há nada em que o homem livre pense menos que na morte; e a sua sabedoria não é uma meditação da morte, mas da vida”. Nesse sentido, a dramaturgia do espetáculo, baseada em improvisações de situações-chave que guiam a personagem central Luísa, percorre estes dois caminhos propostos pelos filósofos. Luísa inicia o espetáculo a imaginar a própria morte e a “vivê-la” depois de morrer, até descobrir que as suas angústias não eram sobre a morte, mas sobre a vida.

Segundo o neurocientista brasileiro Roberto Lent, imaginar é quase praticar. A imaginação é um passo importante para a aprendizagem, um treinamento. Se alguém, por exemplo, imaginar-se andando de bicicleta, as suas áreas cerebrais que vão estar ativas são muito parecidas, praticamente similares às que estão ativas quando o indivíduo está, realmente, andando de bicicleta. Ainda, para o neurocientista português António Damásio, os seres favorecidos de consciência estabelecem uma comunicação entre o mundo da regulação automática e o mundo da imaginação, abrindo caminho à criação de respostas originais num meio ambiente para o qual esse organismo não está preparado em termo de respostas automatizadas. Neste sentido, toda a investigação do espetáculo Depois de Morrer ocorre no presente concreto, na realidade, em consonância com a imaginação da personagem central, que se desenvolve ao mesmo tempo. O exercício de imaginar estabelece-se como uma potência transformadora, um manancial de aprendizagem, novas experiências e decisões.

Neste sentido, a dramaturgia de Depois de Morrer é autoral e focada no momento presente, inserindo a participação dos públicos e dialogando com a singularidade de cada apresentação. Partindo da individualidade, a dramaturgia do espetáculo Depois de Morrer caminha no sentido de encontrar as convergências entre a individualidade e a universalidade do tema. Pretende-se que cada espetáculo seja apresentado com as perspetivas daquele dia específico, onde o texto dramatúrgico, a interpretação e encenação são guiados pela particularidade de cada dia, indo potencialmente ao encontro do conceito de acontecimento teatral: único, irrepetível, focado no aqui-agora. Através de testemunhos escritos e anónimos, propõe-se a partilha de reflexões e sensações profundas de cada espectador, respeitando a individualidade e intimidade de cada um através da confidencialidade destes testemunhos. Cada espectador receberá uma caneta e um papel para interagir com o espetáculo.

Em paralelo, a obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, uma das principais obras da Língua Portuguesa, indicada pelo Plano Nacional de Leitura, tem Brás Cubas como personagem central, um “defunto autor” que narra com ironia e pessimismo as suas memórias de vida, frisando os seus fracassos e ressaltando que o “pequeno saldo” da vida foi não ter tido filhos, ou seja, não ter transmitido “a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”.Posto isto, o objetivo de Depois de Morrer é dialogar com a imaginação da personagem central e dos públicos através de questões relacionadas à Morte, abrindo novas possibilidades de olhar para a Vida. Pretende-se que o saldo dessas reflexões não seja o mesmo de Brás Cubas, a olhar para a própria vida como um fracasso, mas a certeza de que aproveitou a vida e viveu completamente.


Duração: aprox. 50 minutos
Criação e Interpretação: Julia Brito
Cenografia e Figurino: Daniela Viçoso
Designer Gráfica e Fotografia: Mariana Zancheta

• • • ARTISTAS • • •

Julia Brito
Julia Brito (1990, São Paulo) é atriz e criadora licenciada em ArtesCénicas pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp – Brasil. Suaformação académica também conta com dois intercâmbios em Teatro:um na Universidade de Évora, outro na Goldsmiths College (Londres), euma iniciação científica financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo àPesquisa) intitulada “Os solos cômicos de Marcelo Médici no espetáculoCada um com seus pobrema”. Nos últimos quinze anos realizou diversasformações em Teatro, Dança e Dobragem e Voz Original com nomes como João Mota, Helena Varvaki, José Jorge Duarte, Edna Jaime, Cláudia Gaiolas, Raquel André, Dorys Calvert, João Grosso, Tatiana Motta Lima, Joana Pupo, Andreas Simmas, Georgette Fadel, Bosco Brasil e Melissa Garcia.
Atuou em espetáculos teatrais como Antígona, O casamento do pequeno burguês, Um inimigo do povo, O pedido de casamento, Boca de Ouro, trabalhando com artistas como João Mota, Verónica Fabrini, Cristina Carvalhal, Marcelo Lazzaratto, Matteo Bonfitto e João Grosso. Já trabalhou como professora de teatro com crianças, adolescentes e adultos em várias cidades do Estado de São Paulo e em Lisboa, passando por experiências como encenadora, dramaturga e designer de luz. Foi premiada com seu primeiro solo no I Festival de Monólogos Cénicos Faccamp com o solo Chão de Geleia. Integrou o elenco de curtas- metragens como atriz e apresentadora e dobrou o filme Pieles, de Eduardo Casanova, para a NETFLIX. Atualmente desenvolve o espetáculo solo Depois de Morrer com mais duas artistas na equipa com previsão de estreia para o último trimestre de 2021.


Daniela Viçoso
Daniela Viçoso (1990, Faro). Licenciada em Pintura pelas Belas-Artes de Lisboa e mestre em Design Communication: Illustration pela Kingston University, Londres. Artista no programa COMedu: Comics for Education (2019-2020), com criação de exposições e workshops em torno da BD. Ilustração comercial – Revista GERADOR, CAIS, Editora Saída de Emergência, Festival Internacional da Máscara Ibérica. Prémio Bronze no Japan International Manga Award com “Cantiga d’Erasmus”.


Mariana Zancheta
Mariana Zancheta (1989, Campinas). É licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas e possui especialização em design gráfico pela CalArts, através da plataforma Coursera. Fotografou o espetáculo “De todos os tempos se faz a história “, elaborou o projeto gráfico de álbuns musicais, como “Certos Tipos e suas canções “; artes para vários espetáculos da escola e cia de dança Banana Broadway e elaborou o logo da “Norteador Magazine”.

Apoios: Polo Cultural Gaivotas l Boavista, Câmara Municipal de Lisboa, Lugar Específico, Prisma Estúdio Lisboa

• • • NOTA INFORMATIVA • • •

Devido às novas restrições, apenas é possivel a entrada por pessoas que estejam totalmente vacinadas ou apresentem um teste covid negativo.

Julia Brito

Madama invitational jam @ Prisma
O OLHAR DAS MULHERES DO MUNDO // Manon Pietri

Tuesday is beat day once again, team up with your Tuesday is beat day once again, team up with your favorite sound category and let’s jam!
Doce de beterraba - TErÇA 19h
Rorig Mirtos / Untitled Steel wire, copper wire, w Rorig Mirtos / Untitled
Steel wire, copper wire, wood / 
64 x 13 x 40 cm, 3872 g

O Rorig Mirtos é mórbido.

---

Rorig Mirtos is morbid. 

@rorigmirtos
photos by @ricardoalvesphoto

Damnation / Salvation - Rorig Mirtos // 20.05. - 24.05.2022
Rorig Mirtos / Untitled Steel wire, copper wire, w Rorig Mirtos / Untitled
Steel wire, copper wire, wood / 
41 x 32 x 43 cm, 2321 g

O Rorig Mirtos é mórbido.

---

Rorig Mirtos is morbid. 

@rorigmirtos
photos by @ricardoalvesphoto

Damnation / Salvation - Rorig Mirtos // 20.05. - 24.05.2022
Rorig Mirtos / Untitled Steel wire, copper wire, w Rorig Mirtos / Untitled
Steel wire, copper wire, wood / 
37 x 15 x 36 cm, 1032 g

O Rorig Mirtos é mórbido.

---

Rorig Mirtos is morbid. 

@rorigmirtos
photos by @ricardoalvesphoto

Damnation / Salvation - Rorig Mirtos // 20.05. - 24.05.2022
| ENG || Rorig Mirtos is a self taught artist whos | ENG ||
Rorig Mirtos is a self taught artist whose background formation is Humanities. He is mostly inspired by what is generally known as “dark art”. Following the themes of the genre, in 2018 he started experimenting with acrylics. However, it was only after being confronted with his mental illness, in January 2021, that he found the medium he his more comfortable with – steel wire. Paintings were replaced by sculptures but the same gloomy themes of the human condition remained: anhedonia, insignificance, fear, fragility, pain, solitude and death. The damnation of his illness was at the same time a need to create beautiful things. As more and more sculptures came about, he started to see art as path to salvation, from depression to the light, from his inner world to artworld where others could also appreciate his creations. Representing the duality of Damnation / Salvation is precisely what this debut show aims at.

* Vernissage - 20th May - 18h *

• • • Events of the week • • •
▶ FRI (20) / 18 - 23 / Vernissage Damnation / Salvation
▶ SAT (21) / 17 - 18 / Drink & Draw
▶ SEG (23) / 18 - 20 / Exhibition
▶ TER (24) / 18 - 19 / What did We see?
▶ TER (24) / 18 - 23 / Prisma Electro Jam Session & Finissage
| ENG || Rorig Mirtos is a self taught artist whos | ENG ||
Rorig Mirtos is a self taught artist whose background formation is Humanities. He is mostly inspired by what is generally known as “dark art”. Following the themes of the genre, in 2018 he started experimenting with acrylics. However, it was only after being confronted with his mental illness, in January 2021, that he found the medium he his more comfortable with – steel wire. Paintings were replaced by sculptures but the same gloomy themes of the human condition remained: anhedonia, insignificance, fear, fragility, pain, solitude and death. The damnation of his illness was at the same time a need to create beautiful things. As more and more sculptures came about, he started to see art as path to salvation, from depression to the light, from his inner world to artworld where others could also appreciate his creations. Representing the duality of Damnation / Salvation is precisely what this debut show aims at.

* Vernissage - 20th May - 18h *

• • • Events of the week • • •
▶ FRI (20) / 18 - 23 / Vernissage Damnation / Salvation
▶ SAT (21) / 17 - 18 / Drink & Draw
▶ SEG (23) / 18 - 20 / Exhibition
▶ TER (24) / 18 - 19 / What did We see?
▶ TER (24) / 18 - 23 / Prisma Electro Jam Session & Finissage
Rorig Mirtos is a self taught artist whose backgro Rorig Mirtos is a self taught artist whose background formation is Humanities. He is mostly inspired by what is generally known as “dark art”. Following the themes of the genre, in 2018 he started experimenting with acrylics. However, it was only after being confronted with his mental illness, in January 2021, that he found the medium he his more comfortable with – steel wire. Paintings were replaced by sculptures but the same gloomy themes of the human condition remained: anhedonia, insignificance, fear, fragility, pain, solitude and death. The damnation of his illness was at the same time a need to create beautiful things. As more and more sculptures came about, he started to see art as path to salvation, from depression to the light, from his inner world to artworld where others could also appreciate his creations. Representing the duality of Damnation / Salvation is precisely what this debut show aims at.

* Vernissage - 20 de Maio - 18h *

• • • Eventos desta semana • • •
▶ SEX (20) / 18 - 23 / Vernissage Damnation / Salvation
▶ SAB (21) / 18 - 22 / Drink & Draw
▶ SEG (23) / 18 - 20 / Exposição
▶ TER (24) / 18 - 19 / What did We see?
▶ TER (24) / 18 - 23 / Prisma Electro Jam Session & Finissage

@rorigmirtos,
photos by @ricardoalvesphoto
poster by Catarina Aguiar
14th - 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 - 𝗙𝗶 14th - 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 - 𝗙𝗶𝗹𝗺 𝗣𝘂𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗶
𝟻𝚙𝚖 - 𝟼𝚙𝚖

“The salvation of photography comes from the experiment. The experimenter has no preconceived idea about photography. . . . He dares to call “photography” all the results which can be achieved with photographic means, with camera or without.”
Laszlo Moholy-Nagy, 1947

This workshop aims to explore one of the processes that the artist used in some of her images, Soups. A soup is an experimental technique, where the exposed or uncovered roller is submerged in different reagents. Due to its sensitivity to environmental changes, it reacts in different ways, resulting in unexpected effects such as color change and other destructive effects that alter its support. The materials used can be everyday, such as salt or lemon. Each combination of reagents will be different, creating a unique and unrepeatable effect, the results are never guaranteed, they are experiments and hypotheses. It may seem counterintuitive to capture images and then immediately damage them, but the end result will pay off.

---

“A salvação da fotografia vem da experimentação. O experimentador não tem uma ideia preconcebida da fotografia. Ele atreve-se a chamar ”fotografia” a todos os resultados que possam ser obtidos por meios fotográficos, com ou sem câmara.”
Laszlo Moholy-Nagy, 1947

Este workshop pretende explorar um dos processos que a artista utilizou em algumas das suas imagens, as Sopas. Uma sopa é uma técnica experimental, onde o rolo exposto ou não, é submerso em diferentes reagentes. Devido à sensibilidade a mudanças ambientais, este reage de maneiras diferentes, resultando em efeitos inesperados, como alteração de cor e outros efeitos destrutivos que alteram o seu suporte. Os materiais utilizados podem ser do dia a dia, como sal ou limão. Cada combinação de reagentes vai ser distinta, criando um efeito único e irrepetível, os resultados nunca são garantidos, tratam-se de experimentos e hipóteses. Pode parecer contra intuitivo capturar imagens e logo de seguida danifica-las, mas o resultado final vai compensar.

@pat_afigueiredo
@poison.garden
14th - 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 - 𝗙𝗶 14th - 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 - 𝗙𝗶𝗹𝗺 𝗣𝘂𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗶
𝟻𝚙𝚖 - 𝟼𝚙𝚖

“The salvation of photography comes from the experiment. The experimenter has no preconceived idea about photography. . . . He dares to call “photography” all the results which can be achieved with photographic means, with camera or without.”
Laszlo Moholy-Nagy, 1947

This workshop aims to explore one of the processes that the artist used in some of her images, Soups. A soup is an experimental technique, where the exposed or uncovered roller is submerged in different reagents. Due to its sensitivity to environmental changes, it reacts in different ways, resulting in unexpected effects such as color change and other destructive effects that alter its support. The materials used can be everyday, such as salt or lemon. Each combination of reagents will be different, creating a unique and unrepeatable effect, the results are never guaranteed, they are experiments and hypotheses. It may seem counterintuitive to capture images and then immediately damage them, but the end result will pay off.

---

“A salvação da fotografia vem da experimentação. O experimentador não tem uma ideia preconcebida da fotografia. Ele atreve-se a chamar ”fotografia” a todos os resultados que possam ser obtidos por meios fotográficos, com ou sem câmara.”
Laszlo Moholy-Nagy, 1947

Este workshop pretende explorar um dos processos que a artista utilizou em algumas das suas imagens, as Sopas. Uma sopa é uma técnica experimental, onde o rolo exposto ou não, é submerso em diferentes reagentes. Devido à sensibilidade a mudanças ambientais, este reage de maneiras diferentes, resultando em efeitos inesperados, como alteração de cor e outros efeitos destrutivos que alteram o seu suporte. Os materiais utilizados podem ser do dia a dia, como sal ou limão. Cada combinação de reagentes vai ser distinta, criando um efeito único e irrepetível, os resultados nunca são garantidos, tratam-se de experimentos e hipóteses. Pode parecer contra intuitivo capturar imagens e logo de seguida danifica-las, mas o resultado final vai compensar.

@pat_afigueiredo
@poison.garden
14th - 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 - 𝗙𝗶 14th - 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 - 𝗙𝗶𝗹𝗺 𝗣𝘂𝗹𝗺𝗲𝗻𝘁𝗶
𝟻𝚙𝚖 - 𝟼𝚙𝚖

“A salvação da fotografia vem da experimentação. O experimentador não tem uma ideia preconcebida da fotografia. Ele atreve-se a chamar ”fotografia” a todos os resultados que possam ser obtidos por meios fotográficos, com ou sem câmara.”
Laszlo Moholy-Nagy, 1947

Este workshop pretende explorar um dos processos que a artista utilizou em algumas das suas imagens, as Sopas. Uma sopa é uma técnica experimental, onde o rolo exposto ou não, é submerso em diferentes reagentes. Devido à sensibilidade a mudanças ambientais, este reage de maneiras diferentes, resultando em efeitos inesperados, como alteração de cor e outros efeitos destrutivos que alteram o seu suporte. Os materiais utilizados podem ser do dia a dia, como sal ou limão. Cada combinação de reagentes vai ser distinta, criando um efeito único e irrepetível, os resultados nunca são garantidos, tratam-se de experimentos e hipóteses. Pode parecer contra intuitivo capturar imagens e logo de seguida danifica-las, mas o resultado final vai compensar.

--

“The salvation of photography comes from the experiment. The experimenter has no preconceived idea about photography. . . . He dares to call “photography” all the results which can be achieved with photographic means, with camera or without.”
Laszlo Moholy-Nagy, 1947

This workshop aims to explore one of the processes that the artist used in some of her images, Soups. A soup is an experimental technique, where the exposed or uncovered roller is submerged in different reagents. Due to its sensitivity to environmental changes, it reacts in different ways, resulting in unexpected effects such as color change and other destructive effects that alter its support. The materials used can be everyday, such as salt or lemon. Each combination of reagents will be different, creating a unique and unrepeatable effect, the results are never guaranteed, they are experiments and hypotheses. It may seem counterintuitive to capture images and then immediately damage them, but the end result will pay off.

@pat_afigueiredo
@poison.garden
Patrícia Figueiredo - Soup #13 soup technique Pa Patrícia Figueiredo - Soup #13
soup technique

Patrícia Figueiredo, fotógrafa e estudante de Conservação e Restauro, nasce em Novembro de 1997 em Lisboa. Licenciada em Fotografia e Cultura Visual pelo IADE- Creative University desde 2019, o seu percurso na área começa aos 16 anos quando ingressa no curso de Fotografia na Escola Artística António Arroio. A conservação e restauro aparecem na sua vida quando fez um estágio na área depois de concluir a sua licenciatura, influenciando assim a decisão de começar uma nova etapa em Conservação e Restauro na FCT NOVA, onde estuda atualmente. Já participou na 6a edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, no Arquivo Municipal de Lisboa, com um photobook do projecto “ Crystalised”. Em 2019 participou no Streaming Pictures do Deutsche Gesellschaft für Fotografie no Museu de Colónia, e em 2022 participou na exposição X’19-22 com o projecto “Tenderness”.

--

Patrícia Figueiredo, photographer and student of Conservation and Restoration, was born in November 1997 in Lisbon. Graduated in Photography and Visual Culture from IADE-Creative University since 2019, her career in the area begins at the age of 16 when she enters the Photography course at the António Arroio Art School. Conservation and restoration appear in her life when she did an internship in the area after completing her degree, thus influencing the decision to start a new stage in Conservation and Restoration at FCT NOVA, where she currently studies. She has already participated in the 6th edition of the Lisbon Photography Book Fair, at the Lisbon Municipal Archive, with a photobook of the “Crystalised” project. In 2019 he participated in the Streaming Pictures of Deutsche Gesellschaft für Fotografie at the Cologne Museum, and in 2022 he participated in the exhibition X’19-22 with the project “

@pat_afigueiredo
@poison.garden

𝘿𝙄𝙎𝙎𝙊𝙇𝙐𝙏𝙐𝙈 𝘾𝙊𝙍𝙋𝙐𝙎 - Patrícia Figueiredo // 12.05. - 17.05.2022
Patrícia Figueiredo - Soup #55 soup technique Pa Patrícia Figueiredo - Soup #55
soup technique

Patrícia Figueiredo, fotógrafa e estudante de Conservação e Restauro, nasce em Novembro de 1997 em Lisboa. Licenciada em Fotografia e Cultura Visual pelo IADE- Creative University desde 2019, o seu percurso na área começa aos 16 anos quando ingressa no curso de Fotografia na Escola Artística António Arroio. A conservação e restauro aparecem na sua vida quando fez um estágio na área depois de concluir a sua licenciatura, influenciando assim a decisão de começar uma nova etapa em Conservação e Restauro na FCT NOVA, onde estuda atualmente. Já participou na 6a edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, no Arquivo Municipal de Lisboa, com um photobook do projecto “ Crystalised”. Em 2019 participou no Streaming Pictures do Deutsche Gesellschaft für Fotografie no Museu de Colónia, e em 2022 participou na exposição X’19-22 com o projecto “Tenderness”.

--

Patrícia Figueiredo, photographer and student of Conservation and Restoration, was born in November 1997 in Lisbon. Graduated in Photography and Visual Culture from IADE-Creative University since 2019, her career in the area begins at the age of 16 when she enters the Photography course at the António Arroio Art School. Conservation and restoration appear in her life when she did an internship in the area after completing her degree, thus influencing the decision to start a new stage in Conservation and Restoration at FCT NOVA, where she currently studies. She has already participated in the 6th edition of the Lisbon Photography Book Fair, at the Lisbon Municipal Archive, with a photobook of the “Crystalised” project. In 2019 he participated in the Streaming Pictures of Deutsche Gesellschaft für Fotografie at the Cologne Museum, and in 2022 he participated in the exhibition X’19-22 with the project “

@pat_afigueiredo
@poison.garden

𝘿𝙄𝙎𝙎𝙊𝙇𝙐𝙏𝙐𝙈 𝘾𝙊𝙍𝙋𝙐𝙎 - Patrícia Figueiredo // 12.05. - 17.05.2022
Patrícia Figueiredo - Soup #24 soup technique Pa Patrícia Figueiredo - Soup #24
soup technique

Patrícia Figueiredo, fotógrafa e estudante de Conservação e Restauro, nasce em Novembro de 1997 em Lisboa. Licenciada em Fotografia e Cultura Visual pelo IADE- Creative University desde 2019, o seu percurso na área começa aos 16 anos quando ingressa no curso de Fotografia na Escola Artística António Arroio. A conservação e restauro aparecem na sua vida quando fez um estágio na área depois de concluir a sua licenciatura, influenciando assim a decisão de começar uma nova etapa em Conservação e Restauro na FCT NOVA, onde estuda atualmente. Já participou na 6a edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, no Arquivo Municipal de Lisboa, com um photobook do projecto “ Crystalised”. Em 2019 participou no Streaming Pictures do Deutsche Gesellschaft für Fotografie no Museu de Colónia, e em 2022 participou na exposição X’19-22 com o projecto “Tenderness”.

--

Patrícia Figueiredo, photographer and student of Conservation and Restoration, was born in November 1997 in Lisbon. Graduated in Photography and Visual Culture from IADE-Creative University since 2019, her career in the area begins at the age of 16 when she enters the Photography course at the António Arroio Art School. Conservation and restoration appear in her life when she did an internship in the area after completing her degree, thus influencing the decision to start a new stage in Conservation and Restoration at FCT NOVA, where she currently studies. She has already participated in the 6th edition of the Lisbon Photography Book Fair, at the Lisbon Municipal Archive, with a photobook of the “Crystalised” project. In 2019 he participated in the Streaming Pictures of Deutsche Gesellschaft für Fotografie at the Cologne Museum, and in 2022 he participated in the exhibition X’19-22 with the project “

@pat_afigueiredo
@poison.garden

𝘿𝙄𝙎𝙎𝙊𝙇𝙐𝙏𝙐𝙈 𝘾𝙊𝙍𝙋𝙐𝙎 - Patrícia Figueiredo // 12.05. - 17.05.2022 

 

#psychedelicart #souptechnique #colorsmelting #inspiration #beautifulflow #colourflash #lisbonartist #lisboaarte #iade #fctnova
𝘿𝙄𝙎𝙎𝙊𝙇𝙐𝙏𝙐𝙈 𝘾𝙊𝙍𝙋𝙐𝙎 - Patrícia Figueiredo // 12.05. - 17.05.2022

O fascínio pela fotografia analógica inicia-se a partir do primeiro contacto com a câmara escura, abrindo caminho para as inúmeras possibilidades que a fotografia lhe poderia proporcionar. A curiosidade levou à experimentação e ao explorar de novas técnicas e materiais, e é dessa forma que o Dissolutum Corpus surge.

Este é um projeto que reúne alguns dos trabalhos experimentais executados ao longo dos últimos anos, onde o desconhecido e o improvável são as palavras-chave comuns a todos esses projetos que se interligam num manto de experimentação. A busca pelo inesperado e pelos resultados imprevisíveis é o moto que leva a artista a realizá-lo, sendo que o foco não está no elemento fotografado (apesar da evidente presença do corpo em algumas imagens), mas sim na desconstrução do suporte.

---

The fascination with analogue photography begins with the first contact with the darkroom, opening the way to the countless possibilities that photography could provide. Curiosity led to experimentation and the exploration of new techniques and materials, and that's how Dissolutum Corpus came about. This is a project that brings together some of the experimental works carried out over the last few years, where the unknown and the improbable are the keywords common to all these projects that are interconnected in a cloak of experimentation.
The search for the unexpected and unpredictable results is the motive that leads the artist to make it, and the focus is not on the photographed element (despite the evident presence of the body in some images), but on the deconstruction of the support.

@pat_afigueiredo
@quanticaonline
@vtfrena
@poison.garden
@flordecers
@m.a.dam.a
𝘿𝙄𝙎𝙎𝙊𝙇𝙐𝙏𝙐𝙈 𝘾𝙊𝙍𝙋𝙐𝙎 - Patrícia Figueiredo // 12.05. - 17.05.2022

Patrícia Figueiredo, fotógrafa e estudante de Conservação e Restauro, nasce em Novembro de 1997 em Lisboa. Licenciada em Fotografia e Cultura Visual pelo IADE- Creative University desde 2019, o seu percurso na área começa aos 16 anos quando ingressa no curso de Fotografia na Escola Artística António Arroio. A conservação e restauro aparecem na sua vida quando fez um estágio na área depois de concluir a sua licenciatura, influenciando assim a decisão de começar uma nova etapa em Conservação e Restauro na FCT NOVA, onde estuda atualmente. Já participou na 6a edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, no Arquivo Municipal de Lisboa, com um photobook do projecto “ Crystalised”. Em 2019 participou no Streaming Pictures do Deutsche Gesellschaft für Fotografie no Museu de Colónia, e em 2022 participou na exposição X’19-22 com o projecto “Tenderness”.

--

Patrícia Figueiredo, photographer and student of Conservation and Restoration, was born in November 1997 in Lisbon. Graduated in Photography and Visual Culture from IADE-Creative University since 2019, her career in the area begins at the age of 16 when she enters the Photography course at the António Arroio Art School. Conservation and restoration appear in her life when she did an internship in the area after completing her degree, thus influencing the decision to start a new stage in Conservation and Restoration at FCT NOVA, where she currently studies. She has already participated in the 6th edition of the Lisbon Photography Book Fair, at the Lisbon Municipal Archive, with a photobook of the “Crystalised” project. In 2019 he participated in the Streaming Pictures of Deutsche Gesellschaft für Fotografie at the Cologne Museum, and in 2022 he participated in the exhibition X’19-22 with the project “

@pat_afigueiredo
@poison.garden
𝘿𝙄𝙎𝙎𝙊𝙇𝙐𝙏𝙐𝙈 𝘾𝙊𝙍𝙋𝙐𝙎 - Patrícia Figueiredo // 12.05. - 17.05.2022

• • • Eventos desta semana • • •

▶ QUA (12) / 18 - 22 / Soft Opening 𝘿𝙄𝙎𝙎𝙊𝙇𝙐𝙏𝙐𝙈 𝘾𝙊𝙍𝙋𝙐𝙎

▶ SEX (13) / 18 - 22 / Vernissage & Raven (DJ Set)

▶ SAB (14) / 17 - 18 / Workshop Film pulmenti

▶ DOM (15) / 10 - 18 / Workshop de gravura: vernizes alternativos para água-forte

▶ SEG (16) / 18 - 20 / Exposição

▶ TER (26) / 18 - 23 / Prisma Jam Session & Finissage
▶ TER (26) / 18 - 19 / What did We see?

@pat_afigueiredo
@quanticaonline
@vtfrena
@poison.garden
@flordecers
@m.a.dam.a

---

• • • Events of the week • • •

▶ THU (12) / 18 - 22 / Soft Opening 𝘿𝙄𝙎𝙎𝙊𝙇𝙐𝙏𝙐𝙈 𝘾𝙊𝙍𝙋𝙐𝙎

▶ FRI (13) / 18 - 22 / Vernissage & Raven (DJ Set)

▶ SAT (14) / 17 - 18 / Workshop Film pulmenti

▶ DOM (15) / 10 - 18 / Printmaking workshop: alternative grounds for metal etching

▶ SEG (16) / 18 - 20 / Exhibition

▶ TER (26) / 18 - 23 / Prisma Jam Session & Finissage
▶ TER (26) / 18 - 19 / What did We see?
Join today’s flash tattoo event to absorb @trafu Join today’s flash tattoo event to absorb @trafulhice ‘s immersive electro rhythm and distinct digital tunes! gain early access to flash tattoos as they get permanently injected into the furthest reaches of the epidermis by @sadtristao @lucaspintoamor @loudpokes and @mariomarini.ii paper prints of all time prisma favorites @ramen_yung @paulo_porta and @ena.ena.ana @cagari.cagaro and others! Crafts will be on display, various cutlery, emphasis, spoon, by @kennydeoliveiramendes 
A free introductory macrame workshop for weavers and ravers alike, and a special dj set by @lua_bagorro. Can you afford to miss this?! Free entry for membership holders so get that card at the door, peace and love!
Join today’s flash tattoo event to enjoy @lua_ba Join today’s flash tattoo event to enjoy @lua_bagorro rockabilly antics and housevibez mix! gain early access to flash tattoos as they get permanently injected into the furthest reaches of the epidermis by @sadtristao @lucaspintoamor @loudpokes and @mariomarini.ii paper prints of all time prisma favorites @ramen_yung @paulo_porta and @ena.ena.ana @cagari.cagaro and others! Crafts will be on display, various cutlery, emphasis, spoon, by @kennydeoliveiramendes 
A free introductory macrame workshop for weavers and ravers alike, and a special performance by @trafulhice. Can you afford to miss this?! Free entry for membership holders so get that card at the door, peace and love!
Carregue mais… Siga no Instagram

Hosted by Ackle & Partner AG I Imprint & Privacy Policy