[IN] COUNTER

Mais do que qualquer outro lugar, o Martim Moniz e os seus arredores encarnam a natureza conflituosa dos imaginários urbanos de Lisboa, prosperando como uma mistura fermentadora de culturas e identidades, localizada e globalizada ao mesmo tempo. Um lugar de lazer, comércio, piqueniques, e muita música. Mesmo que a praça ainda não tenha sido gentrificada, as áreas circundantes mudaram drasticamente, provocando uma dinâmica acelerada de incerteza, medo, e desconfiança. O que nesta área é hegemónico e qual é a alternativa? Qual é a forma assumida pelos sonhos daqueles que vivem, caminham e brincam através destes lugares?

Centrando-nos na zona de Martim Moniz e Mouraria, pretendemos reflectir sobre a coexistência intercultural de uma zona densamente povoada, mostrando como a paisagem urbana e humana está progressivamente a ser definida e redefinida, impulsionada pela gentrificação e crises habitacionais. Através de acções artísticas abertas à participação, expostas no Prisma e em espaço público circundante, Carmen Bioque, Dela Christin Mießen, e os membros da Mais Uno +1 Alexia Alexandropolou, Alina Shpakova, Elizbieta Upė Rozanovaitė, Inês Nêves, e Marta Dorin questionam colectivamente e abrem uma conversa sobre as dinâmicas sociais e políticas deste bairro.


Vernissage 21th – 19h

Eventos desta semana

Hourly Schedule

Sexta

20h - 21h
Art talk

Date

Sexta-feira 21 Abril 2023
Expired!

Time

19:00 - 23:00

Location

Prisma Estúdio
Rua da Palma 268, Lisboa 1200-660
Category

Organizer

CARMEN BIOQUE
CARMEN BIOQUE

Após a licenciatura em História e Prática da Arte e Design na Kingston University London e o mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, CARMEN BIOQUE é investigadora, curadora e artista multimédia de origem espanhola, reflectindo principalmente sobre práticas artísticas híbridas ligadas à imagem em movimento, instalação e música electrónica, com o objectivo de explorar a sinergia entre a paisagem de imagens e a paisagem sonora de modo a apelar às paisagens interiores emocionais do sujeito. O seu projecto mais recente, a tese final para o mestrado, baseou-se no nexo entre arte e estados alterados de consciência como um eco de um problema humano transcultural: a necessidade de uma experiência de "sair de si próprio" para tornar o presente mais habitável, ao mesmo tempo que aborda especificamente a cultura rave como a sua localização contemporânea.

Other Organizers

DELA CHRISTIN MIEßEN
DELA CHRISTIN MIEßEN

frequenta o Mestrado em Estudos Culturais: Gestão das Artes e da Cultura na UCP. Trabalha como editora freelancer para a Fundação Cultural Alemã e está envolvida em actividades curatórias em Lisboa. A sua investigação actual centra-se em noções de identidade cultural apresentadas nas artes visuais e na coexistência de diferentes (contra-)narrativas.

MAIS UNO +1
MAIS UNO +1

é um colectivo de curadoria, projecto, e investigação que actua no sentido do poder transformador da arte através da criação de relações/ecossistemas incrementais entre artistas, comunidades e territórios. Este colectivo surgiu de uma vontade comum de: complementar e criar alternativas novas, mais horizontais e acessíveis para os circuitos institucionais de arte contemporânea baseados em relações colaborativas e transdisciplinares; expandir a prática artística a territórios e grupos que normalmente não estão incluídos na cena cultural, diversificando e enriquecendo o seu tecido sociocultural e o seu apoio mútuo; reflectir sobre o papel activo da prática artística como um projecto contínuo que cria novos imaginários e dinâmicas comunitárias, e promove práticas artísticas agregadoras, experimentais, emancipadas, e críticas. Mais uno +1 nasceu em Lisboa em Janeiro de 2022, e desde então tem desenvolvido vários projectos curatoriais, publicações e programas educacionais. O colectivo tem colaborado até agora com várias organizações tais como LARGO Residências, ArtPool, Fábrica Braço de Prata, entre outras.

To receive a list of the weeks events subscribe here

Scroll to Top