Lote 3

22/6 – 6/7/2022

De 24/6/2022 a 6/7/2022, o Prisma Estúdio convida-vos a conhecer os subúrbios da linha da Azambuja (Alhandra)- através das composições de Telmo Martins (Ozzy), artista plástico que emerge das ruas para uma “galeria”, contrariando qualquer expectativa banal, qualquer crença popular que mitifica os subúrbios . Ali, olhamos diretamente a juventude acusada de delinquência e de “comportamentos arriscados” e as suas subculturas- sempre caracterizadoras do “incapaz de vingar numa galeria”.

Hoje escrevemos, com orgulho, sobre uma íntima conexão entre os Subúrbios e a Metrópole, sobre formas de Portugal reais, levados para a galeria. Não é fetiche pela romantização do suburbano, é a experiência do seu aconchego, das suas tensões.

Um testemunho.

Uma viagem guiada por entre Telmo, o nosso artista, narrador desta “global youth” e, entre o seu colectâneo de imaginários, a sua imersão no inventário global “das ruas”, na sua versão de uma subalternidade reconhecida mas para a vasta maioria, desconhecida.

Por entre telas, esculturas e caixas de vidro com ready-mades, organizadas em monumentais disposições com maquetes de edifícios que figuram a cidade como personagem da narrativa, viajamos entre uma maquete de Lisboa e da sua área metropolitana.

Fingimos que somos o jovem que é Telmo, no meio desta civilização viva e faminta, e confrontamo-nos com o desejo da satisfação; representa-se aqui a procura de meios para tal satisfação, mesmo quando esses meios não são os mais seguros, os mais aceites ainda que, ao mesmo tempo, relativamente comuns.

A pressa, a vontade pelo imediato; a habituação ao “irremediável”- as tensões entre empatia, um certo medo, porém. Uma tal admiração (a glorificação do não inocente)- e a confusão de saber que ser jovem hoje é estar num palco entre estes lugares que nos levam a procurar uma camuflagem no meio urbano.

Camuflagem tal, surge com a associação do mesmo a uma entidade que o envolva em algo maior do que só a si (um grupo, um gang)- com um branding simbólico que acolha a aparência numa identidade. Com Telmo Martins, caminhamos pela instalação imersos em todos os ângulos desta complexa composição. Usamos os ténis da Nike, olhamos as suas glórias, recebemos os seus conselhos, desejamos, desistimos, lamentamos- é de total imersão que da qual somos testemunhas, até na confissão (obra), vemos a nossa imagem; o nosso role; também inscrito.

Telmo faz estas obras para provar que dá para vingar na vida como um artista emergente, narrando histórias antigas como novas- camada sobre camada de feltro.


O contemporâneo, o emergente, o underground e o espaço urbano, vinculam-se em perfeitas condições. A intenção do século, da mass culture, da música que hoje é boa, do hip-hop que ouvimos quando estamos a cruzar comboios de Lisboa a Alhandra, unem-se num êxtase de profundidade conceptual bastante sugestivo a uma reflexão profunda dos nossos tempos. É a primeira exposição deste artista, Telmo Martins, que enuncia com peças que desenvolveu nos últimos 2 anos a singularidade deste século, deste ano, deste lugar.

A não perder, no Prisma.

• • • EVENTOS • • •

• • • ARTISTA • • •

Telmo Martins aka ozyfromblock nascido na capital mas desde da adolescência com raízes suburbanas na linha da azambuja. sempre senti uma necessidade de se expressar e de uma ou outra forma dar a conhecer o espírito que mantém viva uma cultura underground. dos graffitis e beats á expressão plástica e tattos foi um passo natural. actualmente a trabalhar em projectos com o objetivo de mostrar a adversidades suburbanas enquanto problema social e dar foco às realidades vividas nas áreas metropolitanas onde muitas vezes a normalidade e a marginalidade andam abraçadas.

Lote 3 é culminar de um longo processo de exploração juntamente com experiências pessoais que ao longo do tempo vão alargando o espectro do artista tornando o trabalho muitas vezes metamorfoses de si próprio. acompanhado ou sozinho o mote é não parar, o mundo também não para, e isso reflete no trabalho apresentado. Predios, motas, street wear feltro, zonas urbanas , a zona , as pessoas e mui.

To receive a list of the weeks events subscribe here

Scroll to Top