residensity

De 26 de Dezembro até 09 de Janeiro o Prisma acolheu os artistas Micha Cohen, Inês França, Macila e Masya,, para uma residência artística de Inverno. No decorrer semana os artistas vão apresentar as obras de arte criadas durante este período, na exposição “Residensity”, qual se irá completar com pintura ao vivo, performances, DJ-Set e um heart circle ….


*** Vernissage – 21th Janeiro – 18h ***


• • • CRONOGRAMA • • •

Na quinta, para além da exposição com os seus trabalhos feitos nesta residência, alguns artistas apresentam também pintura ao vivo e uma performance interactiva denominada de “Entrando no Impensado”. Com a sensibilidade das pinturas, mergulhamos no processo co-criativo de descobrir a metamorfose através dos nossos corpos sem pensar, sem objectivo, sem meta, sem saber o que pode ser ….

Para a Vernissage na sexta-feira DJ Stuff, pintura ao vivo e a performance “Uma criatura Irreflectida” em colaboração com o Alto das Fadas & Fadas radicais Lusitanas, que nos irão apresentar a ilusão de diversas realidades.

No domingo, convidamos para um Heart Circle. O Heart Circle é uma das tradições centrais da comunidade das fadas. O Espaço do Heart Circle é um convite para o aprofundamento e uma abertura entendimento do próximo feita com o coração. É uma prática centrada na expansão do nosso interior, e na escuta da pessoa que fala sem interrupção ou feedback, permitindo tempo e espaço para a plena expressão e atenção dos sentimentos. No âmago da vida das fadas está o círculo do coração. É um espaço sagrado, seguro e sem juízos de valor para partilhar as nossas emoções. Um lugar para oferecer e receber apoio da comunidade.


20.01. … 18 – 22 h …… Soft Opening com pintura ao vivo & performance interactiva
21.01. … 18 – 22 h ……. Vernissage feat. DJ STUFF & Alto das Fadas & Lusitanian radical faries (Performance)
22.01. … 17 – 20 h ……. Exposição por marcação*
23.01. … 16 – 18 h ……. Heart Circle
23.01. … 18 – 20 h …… Exposição por marcação*
24.01. … 17 – 20 h ……. Exposição


* Por favor agenda a tua visita via prismaestudiolx@gmail.com ou +351 932249633


• • • SINOPSE • • •

“Thoughtless” de Micha Cohen são uma colecção de peças executadas desprovidas de planejamento ou conceito, com o objectivo de trazer à superfície elementos desde o inconsciente até ao consciente, sendo inspirada na Arte Indígena, e pinturas rupestres. Utilizando um fluxo de pincel com cores claras sobre fundos escuros para criar uma tapeçaria de Linhas, Símbolos e Personagens que ganham vida própria.


“PASSAGEM E ESTADIA”, de Inês França, é sobre os cruzamentos dos diferentes caminhos de vida das pessoas, que num determinado lugar e tempo colidiram com a sua própria linha. Através da observação, absorve e reflete. Resultando num ensaio visual sobre este impacto não cognitivo da sucessão de acontecimentos de aparecer, absorver algo, e ir com ele.


“sem título” de Macila – Esta série de trabalhos, que escolheu manter sem título, explora o corpo humano e a mente de uma forma abstracta. Utilizam uma sólida paleta de cores vermelho, branco, preto e azul para recordar figuras anatómicas que encontramos nos livros de ciências, usando bordados e pintura sobre roupas e outras superfícies.

masya, apresenta-nos masya,,

• • • ARTISTAS • • •

Micha Cohen (Israel) AKA Puka, Nascido em Jerusalém, formado em Belas Artes. Trabalha em Animação, é Ilustrador, Artista de Contos, Pintor, Muralista e Sonhador. “Desenhei sempre desde que me lembro, em criança os meus desenhos consistiam principalmente em realidades místicas obscuras, Vampiros, Demónios e Monstros de todo o tipo. Foi mantido em segredo até ao meu despertar criativo durante os meus últimos 20 anos combinado com interesses no mundo oculto Inconsciente, Psicadélicos e Naturais que deram origem ao meu novo estilo surreal de Contar histórias visuais com mundos abstractos de Personagens e cores.


Inês França, nascida no Porto, concluiu um curso com especialização em fotografia artística na Escola ArtÍstica Soares dos Reis, licenciou-se em Som e Imagem na ESAD nas Caldas da Rainha. Todo o seu trabalho está carregado de um carácter muito pessoal e principalmente autobiográfico, utilizando linguagens e expressões que lhe permitem abordar questões que lhe são inerentes. Os seus principais objectivos ao criar e produzir objectos artísticos, durante o processo criativo, são fazer destes projectos uma forma de conhecer melhor tudo o que faz parte dela, bem como tudo o que a rodeia, tratando frequentemente a criação como um processo terâpeutico para certas questões. O objectivo é levar as pessoas a identificarem-se mais tarde com os projectos, especialmente se estas mesmas questões lhes forem próximas, proporcionando-lhes uma visão e uma percepção pessoal possivelmente diferente da sua.


Macila é umx artistx multidisciplinar do Brasil e alunx do último ano de Artes e Multimédia na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Os trabalhos transitam por diferentes meios como a pintura, fotografia experimental e artesanato, mas actualmente experimenta com têxteis e bordados, na sua grande maioria personalizando roupas e utilizando a moda e a arte em conjunto como uma forma de auto-expressão.


masya,, eu sou as duas personagens
Professor:
– Diz “tudo” !
Aluno:
– Tudo o Q ?
Professor:
– pensa !
Aluno:
– Ensine-me a pensar !
Professor:
– Dispenso !
Aluno:
-Penso !


Alto das Fadas & fadas radicais lusitanas
uma criatura irreflectida
o que é a vida de uma criatura de superfície plana? o que acontece às personagens e linhas deixadas numa parede quando ninguém as observa?
dança e música inspiradas pela qualidade do espaço bidimensional, e a ilusão de realidades que dão espaços tridimensionais.

• • • NOTA INFORMATIVA • • •

Devido às novas restrições, a participação em todos os eventos requer a apresentação de um teste com resultado negativo. Para visitar a exposição, é necessária uma apresentação de certificado de vacinação ou um resultado de teste negativo. A utilização de uma máscara é obrigatória no espaço interior do Prisma.

To receive a list of the weeks events subscribe here

Scroll to Top